FAFOR - Faculdade de Fortaleza

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Procedimentos de Gestão da Biblioteca

A Biblioteca FAFOR funciona das 08:00h as 22:00h(Segunda - feira à Sexta -feira) e 09:00 as 13:00 (Sábado), encontra-se instalada em um espaço de 27,60m X 11,50m. Seu acervo possui cerca de 7.248 títulos e mais e 30.140 exemplares. Disponíveis em estantes de livre acesso aos usuários.

Existem 11 mesas para estudos em grupos, 20 cabines de estudos individuais, 1 sala de estudo em grupo, 1 sala de vídeo, 2 terminais de consulta ao acervo, 50 guarda-volumes 7 terminais de consulta acadêmica a Internet.

A Bibliotecária realiza a gestão da Biblioteca, desenvolvendo as seguintes tarefas:

  • Realização de trabalhos técnicos: classificação e registro de livros novos do sistema de controle de acervo. Este processo é realizado conforme a aquisição, e recebimento de novos materiais. Sendo que para sua realização é utilizado o código CDU e AACR2;
  • Supervisionar o atendimento da biblioteca. Trabalho realizado diariamente, buscando saber a qualidade do atendimento aos usuários, bem como conhecer as reais necessidades do mesmo;
  • Fornecer informações sobre o acervo aos seus usuários. Atividades também realizadas diariamente, ajudando o usuário na busca de informações mais especificam;
  • Prover dados quantitativos sobre a movimentação do acervo. Mensalmente são providenciados relatórios demonstrativos abordando a freqüência de alunos, empréstimos realizados, e movimentação geral da biblioteca;
  • Ministrar informações sobre a realização de trabalhos acadêmicos. Para a realização deste serviço a bibliotecária realizou a atualização do manual de metodologia cientifica desenvolvido pela Coordenadora Pedagógica, e professores de metodologia da instituição. Bem como a elaboração e realização de curso abordando o tema; suprindo assim a demanda dos seus usuários;
  • Realizar aquisições e renovação de periódicos;
  • Alimentar as informações expostas no flanelógrafo;
  • Aquisição de novos livros para a biblioteca. Realizado semestralmente juntamente com professores, e Coordenadora Pedagógica.
  • Realização de campanhas educativas. Fornecendo assim, informações sobre a conservação do acervo.
  • O sistema de atendimento ao usuário é composto atualmente por 3 auxiliares de biblioteca, e 2 estagiários, sendo estes encarregados das seguintes tarefas:
  • Fornecer a chave do guarda volume ao usuário que esteja portando bolsas;
  • Atender os usuários, na saída e chegada dos livros, realizando o registro da movimentação do acervo no sistema de controle de acervo bibliográfico;
  • Informar a localização dos livros no acervo, bem como as demais necessidades do usuário;
  • Executar atividades técnicas como: colar etiquetas, carimbar livros novos, carimbar e registra periódicos na ficha kardex ;
  • Efetuar telefonemas informando os usuários inadimplentes;
  • Reservar e informar aos alunos sobre a chegada de livros reservados;

A Biblioteca possui um sistema de limpeza diário, conservando o local sempre agradável e limpo.

A Biblioteca desfruta de folder informativo, contendo as informações sobre o seu funcionamento e serviços prestados. (Regulamento da Biblioteca)

Programa de atualização e aquisição do acervo.

A Biblioteca segue a seguinte política de aquisição e atualização do acervo:

Política de Seleção e Aquisição de Materiais Bibliográficos

1 – Descrição dos materiais
Livros, folhetos, vídeos, periódicos, CD-ROMs, DVDs, monografias e outros itens afins.

2 – Objetivo
Desenvolvimento e atualização do acervo para os cursos de graduação existentes na faculdade FAFOR.

3 – Setores Envolvidos
Coordenações dos cursos
Corpo docente
Corpo discente
Biblioteca
Dept. de Compras

4 – Período
Periódicos:
Agosto/Setembro
Livros/Vídeos/outros materiais:
Para o 1º semestre: Janeiro;
Para o 2º semestre: Julho.

Obs: O professor terá um prazo de 10 dias corridos após o início das aulas para indicação retardatária de livros para a aquisição do semestre.

5 – Procedimentos
5.1 – A biblioteca da unidade enviará para a coordenação do curso por meio eletrônico e impresso a planilha de aquisição de materiais bibliográficos (anexo 1).

Obs: Juntamente com a planilha será encaminhada uma relação de todas as disciplinas que serão lecionadas, na qual deverá constar a assinatura do coordenador responsável pelas mesmas, comprovando que estes receberam o material para a aquisição.

5.2 – A coordenação do curso repassa a planilha de aquisição para todos os professores que irão lecionar disciplinas no semestre consecutivo.

Obs: Caso ainda não tenha sido definido o (a) professor (a) responsável pela disciplina, fica sob responsabilidade do coordenador de curso designar dentre os professores de instituição aquele com melhor perfil para sugerir livros para a mesma;

5.3 – Os Professores deverão entregar para a coordenação do curso a(s) planilha(s) preenchida(s) com a bibliografia da disciplina obrigatoriamente, mesmo que o material já exista no acervo. As mesmas deverão ser encaminhadas pela coordenação para a biblioteca, observando a data limite do prazo descrito no item 4 (quatro).

5.4 – Cada disciplina lecionada corresponderá a uma planilha diferente. Deverão ser indicados 03 títulos básicos e 05 complementares, observando a seguinte proporção: Básico – 03 exemplares para cada 10 alunos; Complementar – 02 exemplares.

5.5 – A biblioteca unificará os pedidos de cada curso, enviando as planilhas para o Dept. de Compras.

5.6 – O Dept. de Compras faz a cotação e o pedido de material para os fornecedores, que enviam os materiais solicitados para a biblioteca da unidade requerente.

  • O processo de compras leva aproximadamente 02 meses para ser concluído;
  • Após a chegada do livro na biblioteca, os mesmos só estarão disponíveis aos usuários no prazo de aproximadamente 15 dias; devido à rotina de processos técnicos (catalogação e preparação física) do material;
  • Será entregue as coordenações dos cursos um controle de aquisição de materiais, no qual constará um balanço do que foi solicitado e do que foi adquirido;
  • No caso de materiais esgotados, as coordenações dos cursos poderão optar por substituição, porém, a mesma estará condicionada a uma nova solicitação de compras, de acordo com os procedimentos já citados.

6 – Instrumentos auxiliares
6.1 – Fontes de informação:

  • Catálogos das editoras;
  • Periódicos e bases de dados das áreas dos cursos

6.2 – Planilha de aquisição.